top of page

Adopções

A adopção de um animal tem que ser um acto devidamente ponderado e discutido por todos os elementos do agregado familiar, e nunca deve ser uma decisão impulsiva, do momento.

Adopções imponderadas e impulsivas têm normalmente um único fim: o reabandono do animal!

Nunca podemos esquecer: adoptarmos um animal significa aceitar mais um membro na família!

ADOPTE COM RESPONSABILIDADE!

Aqui pode conhecer os cães disponíveis para adopção responsável via AFA e que ainda estão à espera que uma família os venha buscar.


Se estiver interessado em Adoptar algum dos nossos animais, contacte-nos e fique a conhecer melhor os nossos patudos.

Aqui pode conhecer os gatos disponíveis para adopção responsável via AFA e que ainda estão à espera que uma família os venha buscar.


Se estiver interessado em Adoptar algum dos nossos animais, contacte-nos e fique a conhecer melhor os nossos patudos.

Decidir Adoptar com Responsabilidade

Quando se adopta um animal, estamos a assumir total responsabilidade por um ser vivo que depende de nós para todas as suas necessidades, mesmo as mais básicas, tais como alimentação e higiéne. Para tal, precisamos de ter tempo e condições para proporcionar um crescimento e uma vida saudável, com amor e carinho.

Se está a pensar adoptar um animal, estas são algumas questões que deverão ser ponderadas antes de aceitar mais um membro na família.

Tem Espaço?

 

Um animal precisa de espaços adequados ao seu porte e às suas características. Por muita boa vontade que tenhamos não podemos, nem devemos, obrigar um animal de grande porte e energético a restringir-se a um espaço exíguo como um apartamento. Assim a melhor opção para quem vive num apartamento são animais de pequeno ou médio porte.

 

Caso tenha um quintal ou jardim, é importante lembrar que os animais podem encontrar formas de saltar vedações, pelo que o mesmo deverá estar preparado para essa eventualidade (vedações fortes, altas e inclinadas para dentro, redes de segurança no caso dos gatos).

 

As varandas não são locais adequados para os animais. Além de pequenas, a exposição constante aos elementos da natureza é nociva e surge o risco (quase certo) de quedas graves, geralmente fatais para o animal!

Tem Tempo?

 

Um animal requer tempo! Mesmo nos quintais e nos jardins continuam a precisar de tempo de qualidade com os donos! Numa adopção responsável, o adoptante tem que saber se tem possibilidades horárias para despender de algum tempo diário dedicado ao seu animal mimando-o e ensinando-o o que pode ou não fazer!

As nossas rotinas atarefadas exigem que os animais possam ter que ficar algumas horas sózinhos em casa.  Contudo é importante relembrar que eles também necessitam da nossa presença, atenção e afecto.  Antes de adoptar um animal, as pessoas não costumam dar muita importância a este assunto. Afinal, tantos cães e gatos ficam em casa sózinhos quando os seus donos vão trabalhar e não morrem por isso.  Mas quando começam a surgir coisas estragadas em casa, objectos partidos ou necessidades espalhadas pelo chão, o caso muda de figura.

 

O principal problema com as nossas saídas de casa é que o animal não sabe se a nossa ausência é temporária ou não. Fechar a porta de casa e sair para o trabalho é uma experiência normal para nós, mas pode ser muito stressante para os animais que ficam para trás.

Veja mais sobre Como Deixar o seu Animal Sozinho em Casa neste texto do Mundo dos Animais (c) 2015.

Tem Condições Financeiras?

 

Os animais, tal como nós, têm que ter sempre a sua alimentação, higiéne e cuidados de saúde assegurados! E proporcionar tudo isto aos nossos animais implica gastar algum dinheiro. Um cão pode adoecer e precisar de cuidados clínicos, tratamentos e cirurgias; pode precisar de medicamentos e/ou alimentação específica derivado a problemas de saúde. Temos disponibilidade financeira para lhes assegurar todos estes cuidados?

Antes de avançar com uma adopção (sobretudo se for o primeiro animal que adopta), informe-se junto dos veterinários locais sobre os valores das consultas e da vacinação (algumas são obrigatórias por Lei) para se consciencializar dos encargos financeiros de um animal. Procure perceber também o tipo e custo das rações e dos equipamentos necessários (casotas, caixas de areia, camas, brinquedos, etc), para que não haja grandes surpresas.

Por fim, lembre-se das férias! Quando for de férias ou de fim-de-semana, por vezes não poderá levar o seu animal consigo. As melhores soluções passam por deixar o animal com um familiar ou amigo de confiança, os quais conheçam bem o sue animal e o cuidem como se fosse seu! Contudo poderá ser necessário ter o deixar num Hotel para Animais ou de contratar os serviços de um cuidador ("pet-sitting"), pelo que é importante contar com estes custos.

Quer Mesmo Adoptar Um Animal?

 

Queremos realmente um amigo para o resto da vida dele ou este desejo não passa de um capricho temporário?

O nosso interesse pelo animal pode desaparecer, mas não nos podemos nunca esquecer que ele é um ser vivo e não apenas mais um dos nossos "brinquedos" que podemos arrumar numa prateleira quando estivermos fartos dele.

Estaremos realmente dispostos a suportar todas as mudanças que implica a entrada de um animal na nossa vida? 

Novos horários e novas responsabilidades. Novas experiências (nem sempre agradáveis) como o ensino de um animal pequeno que terá que aprender onde pode e não pode fazer as suas necessidades fisiológicas, o que pode ou não roer e com que objectos pode ou não brincar. O cão poderá ganir de noite e fazer xixi no chão da casa até se habituar a um novo local. O gato poderá miar e afiar as suas unhas no sofá. Estamos mesmo preparados para todas estas mudanças?

 

Se após reflectir e ponderar muito bem cada um destes tópicos chegou à conclusão que de facto quer (e pode) adoptar um animal, então basta recordar que a partir do momento em que decidir colocar um animal dentro de sua casa irá ter um novo membro na sua família! Um membro que irá defender a família mesmo que para isso ponha em risco a sua própria vida, que quererá partilhar alegrias e tristezas, momentos bons e menos bons. Um amigo para todas as ocasiões que só pede em troca água, comida, uma caminha e muito, muito carinho! Agora o mais fácil: encontrar o seu novo amigo na AFA!

Adopte com Responsabilidade!

bottom of page